Conferência ABPMP Brasil | 1ª Conferência ABPMP: Palestrantes
Conferência Nacional da ABPMP 2018. Debate como a gestão por processos pode contribuir com os desafios de produtividade, controle e inovação de empresas privadas e organizações públicas no Brasil. Vamos trazer os principais praticantes de BPM do Brasil para trocar experiências e construir juntos as novas fronteiras de BPM. Oportunidade para estar em contato com o que há de mais avançado em BPM no Brasil e fazer networking com profissionais. Site: https://abpmp.atomtech.com.br/
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PALESTRANTES

NICIR MARIA GOMES CHAVES

Master en Dirección y Gestión de los Sistemas de Seguridad Social, Universidade de Alcalá – España (2013).
Especialização em Gestão Pública, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante e MBA em Gestão de Processo de Negócio, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduada em Administradora pela Universidade Federal de São João Del Rei e em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá. Certificações internacionais: CBPP® Red Seal (Certified Business Process Professional), pela ABPMP (Association of Business Process Management Professionals); ECM® Specialist e Practitioner, pela Association for Information and Image Management (AIIM), maior entidade internacional no mercado do gerenciamento de informações; e PPC® (Certified Personal e Professional Coaching) pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC). Atuou nos processos de arrecadação e cobrança do INSS, Gestora de Unidade de Atendimento do INSS e Gestora de Gestão e Estratégica e Inovação Institucional no Ministério da Previdência nos últimos 10 anos. Responsável pela implantação de vários projetos inovadores premiados no decorrer dos anos de sua atuação. Coordena a publicação da Coletânea de BPM na Administração Pública, atua com colaboradora de Desenvolvimento e Inovação, Gestão da Estratégica e Gestão da Informação Corporativa em vários Ministérios e órgãos públicos: MTE, MPDG, MCTIC, MS, ME, RFB, PREVIC, GSI, ABIN, BCB, MDH, Arquivo Nacional, GDF, Secretaria de Saúde do DF, dentre outros. Instrutora da ENAP e ESAF dos cursos de BPM, Design Thinking, Gestão da Estratégia, Indicadores de Desempenho e Líder Coach, e, atua também, como professora no MBA da UNIFOR no curso de BPM. Além das habilidades profissionais de servidora pública federal é músico profissional e compositora.

JULIETA VERLEUN

Mestre em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Cambridge, Inglaterra e possui o MBA em Finanças pelo Ibmec, RJ e graduada em Economia pela Candido Mendes, RJ. Após trabalhar por 11 anos no setor privado, veio para Brasília em 1994, quando foi aprovada em concurso público de Auditora Federal de Finanças e Controle do Tesouro Nacional. Atuou na área da dívida interna e externa. Trabalhou por 6 anos nas Nações Unidas, em projetos de desenvolvimento institucional, modernização fiscal e consolidação democrática de onde se desligou ao final de 2004 para retornar ao Governo Brasileiro, a convite do Ministério da Fazenda. Desempenha a função de Subsecretária de Gestão Estratégica desde janeiro de 2011, responsável pela implantação do modelo de governança pública no Ministério. Dentre as principais atividades estão a de coordenar o planejamento estratégico do integrado de 17 órgãos da Pasta; adaptar e propor alterações na estrutura de cargos conforme a evolução da organização; coordenar a rede de inovação, composta pelos escritórios de projetos e processos; e coordenar os projetos internacionais com o BID para a Modernização Fiscal dos Estados (PROFISCOI e II) e dos Municípios Brasileiros (PNAFM I, II e III) e o PMIMF – Programa de Modernização Integrado do MF.
Sob sua responsabilidade encontra-se ainda todo o processo de consolidação da prestação de contas anual (Relatório de Gestão Integrado) do Ministério da Fazenda ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e pela implantação do modelo de Governança Pública no Ministério nos moldes do Decreto 9.203/2017, o qual se tornou o novo paradigma na Administração Pública Federal Direta.

MEIRUZE SOUSA FREITAS

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UnB, pós-graduada em Gestão do Conhecimento e Arquitetura da informação pela UFMG. Atualmente trabalha no Centro de Pesquisa e Inovação do TCU.

ANDRÉ LUÍS SOARES DA PAIXÃO

Secretário de Estado de Saúde Adjunto de Gestão do Distrito Federal. Servidor efetivo do Senado Federal, Advogado. MBA em Gestão Pública, Especialização em Direito Penal e Graduação em Direito (UNB) Ciência Política (USP). Project Management – University of California (EUA)

LUIZ CARLOS MIYADAIRA RIBEIRO JUNIOR

Docente em engenharia de Software da Universidade de Brasília, Doutor em Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente ocupa a Diretoria de Serviços Públicos Digitais da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (SETIC), onde tem atuado em projetos de modernização da gestão pública, especialmente no desenvolvimento de metodologias e plataformas para acelerar a transformação digital de serviços públicos federais.

TADEU BARRETO GUIMARÃES

Economista com pós‐graduação em Economia Regional pela UFMG – Cedeplar. MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC Educacional. Skill, Tools and Competence, da Fundação Dom Cabral com a Kellogg School of Management. Servidor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG desde 1986, coordenou o diagnostico “Minas Gerais do Século XXI”, publicado em 16/12/2002. Subsecretário e secretário adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG -MG) de 2003 a 2006. Liderou dois Planos Mineiros de Desenvolvimento Integrado (PMDI), 2003‐2020 e 2007‐2023, do Governo de Minas. Secretário de Estado de 2007 a janeiro de 2011 implantou o Programa Estado para Resultados (EpR), a unidade de gestão estratégica do Governo de Minas. Neste período, entre outros trabalhos, dirigiu o projeto Agenda de Melhorias – Caminho para Inovador na Gestão Pública e liderou a PPP para modernização do Estádio Mineirão. Em 2011 como Diretor-Presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas implantou uma Delivery Unit no Governo de Minas Gerais. Deixou o Governo de Minas em 01/08/2012. Estudou em Boston e New York. Retornou ao BDMG e atualmente é gerente de estratégia comercial. Atua também como professor no Centro de Lideranças Pública (CLP) e mentor de executivos públicos em alguns projetos de inovação em governos estaduais e municipais.

MARÚCIA VALENÇA BARBOSA DE MIRANDA

Subsecretária de Administração Geral. Servidora Efetiva da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Enfermeira, Graduada em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (UPE). Especializada em Administração Hospitalar (UNEB) e em Auditoria em Serviços de Saúde (GAMA FILHO)

LEONARDO GOMES MIRANDA

Analista em Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Especialista em Engenharia de Software e Modelagem e Simulação, Mestre em Gestão do Conhecimento e de TI pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente ocupa a Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGTI) do Ministério da Agricultura de Pecuária e Abastecimento, onde tem atuado em projetos de Governança de TI e de transformação digital de serviços públicos.

DEBORAH ARÔXA

Deborah Arôxa é CBPP desde 2011, e é portadora de uma certa inquietude que transparece em todos os seus atos. E quando digo inquietude penso no ato de estar parado, de fazer as coisas da mesma forma, em todos os seus trabalhos busca a mudança e a transformação, o foco em resultados e nas necessidades do cidadão. Esse é o tipo de personalidade ajuda muito no serviço público onde a burocracia acabam por vezes a se conformar com a placidez, conformismo, descrença na mudança.

Bacharel em Administração com Ênfase em Análise de Sistemas pela Universidade Tiradentes, Pós Graduada em Organização, Planejamento e Recursos Humanos pela Universidade Tiradentes, Mestranda profissional em Administração e Gestão de Novos Negócios, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie –São Paulo.

Autora dos livros “BPM – Transformando Organizações Públicas: Um novo olhar para o atendimento ao cidadão”, e “BSC em BPM: Desmistificando Conceitos para Realizar sonhos” e coautora do livro “Coletânia de Casos em Gerenciamento de Processos na Administração Pública” Em todos esses livros vemos essa busca por transformar o serviço público.

Deborah como gestora pública possui essa inquietude como característica de personalidade, está sempre a buscar ou provocar uma maneira diferente de ver as coisas. Sua formação e mais de 15 anos de trabalho no serviço público, com experiências nas diversas esferas e poderes do nosso país, suas experiências profissionais retratam bem esse traço inquieto e animador da sua personalidade.
Desde 2015 é Diretora do Departamento de Transferências Voluntárias, no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. É, também, desde 2016, Diretora de Educação da ISACA – Capítulo Brasília; desde 2017, Professora e Coordenadora de Pós-Graduação na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília.

Desde 2011 é Gestora Regional Sergipe da ABPMP-Brasil, já atuou como professora de Pós-Graduação de Gestão de Processos de Negócio em faculdades de Sergipe, Ceará, Pernambuco, Goiânia e Brasília e já realizou mais de 100 palestras nacionais e internacionais sobre o tema.

Já atuou como Juíza do Prêmio Nacional da Qualidade da Fundação Nacional da Qualidade da FNQ e Membro do Comitê Consultivo do Gespública; Coordenadora do Grupo de Trabalho de Governança Coorporativa do Segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico do e-Ping, dentre diversas outras experiências.

JÚLIO CAVALCANTE

É Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo cursado 2 anos de Engenharia Eletrônica e 3 anos de Economia por esta mesma Universidade, e é Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará. Iniciou sua vida profissional em São Paulo e Rio de Janeiro trabalhando 10 anos na Itautec Informática.
Desde 1991 é Sócio da SB CONSULTORES ASSOCIADOS (www.sbconsultores.com.br), empresa especializada em Consultoria Organizacional. Em 2001 a SB CONSULTORES estabeleceu contrato com a SYMNETICS (www.symnetics.com.br), Consultoria multinacional brasileira afiliada pelos criadores do Balanced Scorecard para difusão do conceito na América Latina, atuando em seu nome na nossa região até fevereiro de 2017. Anteriormente a SB Consultores manteve contrato de 1994 a 1996 com a Consultoria multinacional ORIGIN C&P do Grupo Philips.

Na Área Pública, foi Assessor de Planejamento da Presidência do Tribunal de Gestão do Estado do Ceará de janeiro a agosto de 2009 e desde fevereiro de 2017 é Secretário Executivo da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, sendo responsável por coordenar projetos estratégicos do Estado, tais como Gestão para Resultados, Ceará 2050, Gestão por Processos, Gestão de Pessoas, Planejamento do Governo Digital.

Tem larga experiência na Área de Desenvolvimento Organizacional, tendo sido responsável por vários projetos de Planejamento e Execução de Estratégias, Redesenho de Processos e Seleção de ERPs. É Professor de MBAs nas áreas de Gestão Estratégica e Gestão por Processos, em várias IES do Estado. É mentor da Endeavor e do Primeira Chance.